Quando eu tenho uma melodia a ser harmonizada, preciso decidir sobre quais notas da melodia devo colocar acordes. Na música popular, quase sempre essas notas estão no tempo forte de cada compasso, as outras notas eu considero como notas melódicas, notas de passagem, etc. Veja abaixo o “Samba do Avião”(Tom Jobim).
Não há uma harmonia “certa”, ou mesmo “melhor”, definitivamente não existe isso! O que existe são intenções harmônicas, ou seja, o que deseja o harmonizador?
Na harmonia acima, simplesmente foram usados acordes que contém as notas da melodia, e a intenção era apenas essa. Mas o harmonizador pode ter muitas intenções, uma delas poderia ser fazer com que os baixos de cada acorde caminhassem por graus conjuntos, ou seja, sem dar saltos, evitando o que acontece na harmonia acima. Então, se assim é sua intenção harmônica, a harmonia seria outra, veja uma opção:
Observe que o acorde de TÔNICA(grau I) já começa com a nota F# no baixo e no acorde de Bb7/F, o baixo desceu meio tom para a nota F. Em seguida, baixou para a nota E do acorde de Em7, e depois voltou para a nota F do acorde de Fº(b13). Em seguida aumentou meio tom e foi para a nota de F# do acorde de F#m7. Manteve a nota F# no acorde de F#7 e logo depois aumentou apenas meio tom para atingir o G7M. E ainda no acorde de C7/G manteve a nota G no baixo.
Você vê então, que a intenção era caminhar pouco com os baixos, e essa segunda harmonia faz isso, na primeira harmonia o baixo dá saltos. Qual a melhor? Não tem melhor, o que existe são intenções harmônicas! E, quando começam as intenções harmônicas? Começam no momento em que você senta para harmonizar uma música. Qual a sua intenção?
Abraço,
Ivan Siqueira