Conhecer escalas é fundamental para um músico, seja qual for o instrumento dele. Para um solista, não dá um passo se não conhece escalas. Para um improvisador, mesmo um iniciante, não improvisa, se não conhece escalas. E para músicos dedicados a harmonia, não conseguem harmonizar ou entender uma determinada harmonia, se não conhecem escalas. Mas, conseguem acompanhar uma música? Conseguem, porque “acompanhar” é um ato mecânico, não é harmonizar! Assim, conhecer escalas é fundamental. Eu próprio passei uns bons 10 a 12 anos da minha vida musical, na minha fase inicial, sem conhecer escalas, e sem conhecer harmonia, apenas “acompanhando”, até que um dia resolvi aprender harmonia, e o professor fez um pequeno teste, e viu que eu não conhecia escalas, e me alertou, sem escalas não aprende harmonia nunca! A pergunta que ele me fez foi exatamente essa:
- Onde você encontra um acorde do tipo C7M(#5)?
E eu disse:
- Basta colocar uma 5ª aumentada em um C7M.
E ele disse:
- Sim, mas em que escala esse acorde existe?
E eu perguntei:
- Mas, por que é importante conhecer a escala, não basta eu fazer o acorde?
E ele, me mostrando a fragilidade dos meus conceitos:
- Mas quem vai fazer o acorde pra você saber que naquele momento a música pede aquele acorde? Quem vai ser essa alma caridosa?
E eu, me defendendo:
- Alguém que já harmonizou a música, e eu uso o que já está pronto!
E ele, encerrando a questão:
- Bem, então você não deseja estudar Harmonia, você deseja aula de seu instrumento, o violão, e, como o que eu toco é o violino, não tenho como te ensinar o que você precisa!
Eu, fiquei meio desconcertado, porque eu não desejava aulas de violão, mas de Harmonia, por isso havia procurado por ele em uma conceituada Escola de Música, em São Paulo nos anos 70. E então, eu disse:
- Mas, professor, o que eu desejo é estudar Harmonia mesmo.
E ele, com toda a categoria de um professor:
- Então, você precisa me dizer, em que escala você encontra um acorde do tipo C7M(#5).
E eu, derrotado, mas ainda tentando mostrar que eu conhecia alguma coisa, eu disse:
- Eu não sei, mas sei que um acorde do tipo C7M é encontrado nos graus I e IV das escalas maiores, mas esse aí, não sei, é um acorde modificado? – soltei essa doido pra acertar.
E o professor, concluiu:
- Nada de acorde modificado. Se não conhece escalas, nunca vai entender onde os acordes surgem. Então, nossa primeira aula é sobre escalas. Preparado?
E eu, meio decepcionado comigo mesmo:
- Totalmente.
Assim, iniciei meu primeiro curso de Harmonia. Com os dias, eu esperava ansioso o dia da aula!
Ah! Quase ia me esquecendo, acordes do tipo C7M(#5) são encontrados no grau bIII da escala menor harmônica e na menor melódica. Tão fácil! Mas eu não sabia! Mas, como saber? Estudando escalas.
Olhe a escala de LA MENOR HARMÔNICA:
Olhe abaixo o acorde que se forma no grau bIII:
Abraço,
Ivan Siqueira