sexta-feira, 2 de novembro de 2012

02 - Tocando cavaquinho em cordas soltas

Primeiramente leia as postagens anteriores.

É uma regra geral, se você não toca bem em cordas soltas do seu instrumento, se não domina as cordas soltas, então, dificilmete vai tocar em cordas presas!

O cavaquinho tem 4 cordas, de cima para baixo são as notas RE, SOL, SI e RE. Um número entre um círculo representa a corda.

CAVAQUINHO SOLO - Exercício 1
Você precisa praticar cada uma dessas cordas tocando apenas a corda solta. O primeiro exercício é tocar 4 vezes cada nota. Você toca de paleta, e cada paletada pode ser para baixo(b) ou para cima(c). Neste primeiro exercício, a ordem das paletadas é:   b c b c  | b c b c | etc...  Toque lentamente, e repita o exercício, repita quantas vezes precisar para colocar o exercício tocado com naturalidade e sem erros. Qual a velocidade? A que permita tocar sem erros, quando ganhar segurança aumente um pouco a velocidade.

CAVAQUINHO SOLO - Exercício 2
Depois você passará para o  segundo exercício. Veja abaixo. Neste você toca cada nota apenas duas vezes, e as paletadas também seguem a ordem :  b c  b  c ...

Durante o seu dia de prática do instrumento, vá alternando um exercício e outro, mas pratique várias vezes cada um deles antes de mudar para o outro. Você não pode imaginar como são poderosos cada um desses exercícios!

Volto a qualquer momento com novas técnicas para cavaquinho. E se você tem dúvidas envie um comentário, eu respondo.
Abraço,
Ivan Siqueira