Nas grandes escolas de música do país e do exterior existem cursos, ou módulos, que antecedem os módulos sobre Harmonia. É onde são tratados assuntos que ainda não são sobre harmonia, mas fundamentais, básicos, ao entendimento de harmonia. Um desses assuntos é INTERVALOS.
Intervalo é a distância entre duas notas. Assim como existem o metro e o quilômetro, que são medidas de distâncias, existem os intervalos musicais, que também são medidas de distância.
As notas se apresentam em uma ordem, e vão se repetindo em oitavas:
O que é um intervalo de SEGUNDA? É a distância entre duas notas seguidas. Vou dar 4 exemplo de SEGUNDAS: do-re; mi-fa; sol-la; si-do. Mas isso não basta, porque do-re tem 1 tom enquanto mi-fa tem apenas meio tom, então chamamos do-re de SEGUNDA MAIOR e mi-fa de SEGUNDA MENOR. Assim, qualquer intervalo que tiver 1 tom é SEGUNDA MAIOR e se tiver meio tom é SEGUNDA MENOR. Então, eu pergunto, o que são os intervalos sol-la e si-do. Classifique esses dois.
O que é um intervalo de TERÇA? É a distância entre duas notas, mas que passa por 3 notas seguidas. Vou dar dois exemplos de TERÇAS: do-mi; la-do. Como eu sei que são TERÇAS? Basta contar quantas notas seguidas cada um deles contém: do-re-mi, então, do-mi é uma TERÇA; e o outro la-si-do também é uma TERÇA(la-do).
Mas do-mi não tem o mesmo tamanho de la-do. Enquanto do-mi tem 2 tons, o outro, la-do só tem 1 tom e meio. Assim, toda TERÇA que tem 2 tons se chama TERÇA MAIOR, se tem 1 tom e meio chama-se TERÇA MENOR. Veja fisicamente o tamanho de uma TERÇA MAIOR e de uma TERÇA MENOR.
Agora é com você, classifique os intervalos abaixo:
1) re-fa
2) sol-si
3) mi-sol
4) re-fa#
E se eu tivesse incluído o intervalo fa-si como um dos exemplos? Ah, seria uma pegadinha, porque fa-si não é TERÇA, é QUARTA, verifique você! Mas ainda não falei dos intervalos de QUARTA, mas eles são muito importantes.
Se você entendeu bem esse post, já sabe classificar intervalos de SEGUNDA e de TERÇA. E os outros intervalos? Vem aí pela frente,
Abraço,
Ivan Siqueira