VIOLÃO DE 6 - Exercício 2
Coloque sua mão direita sobre as cordas, no centro da boca do violão, como se você fosse tocar cada uma das cordas, mas não encoste nenhum dedo em nenhuma corda, deixe os dedos apenas bem perto das cordas, sem encostar. Em seguida, repouse a ponta do seu dedo anelar(a), sobre a corda fina. Então, seu dedo "a" fica fixo sobre a corda fina, levemente apoiado. Essa corda é a nota MI, e na pauta musical ela fica no quarto espaço. Veja na figura abaixo. O X está marcando o quarto espaço da pauta, ou seja, o X representa um dedo fixo em uma corda. Qual corda? A corda da nota MI(a corda fina). E qual dedo fica fixo sobre a corda fina? O dedo "a", o dedo anelar.

Em resumo, seus outros dedos, p i m, estão próximo das cordas, mas seu dedo a está fixo, levemente encostado sobra a nota MI, ou seja, a ponta do dedo a fixo na corda fina.
VIOLÃO DE 6 - Exercício 3
No exercício abaixo você vai tocar alternando p i p i, exatamente como você tocou no VIOLÃO DE 6 -Exercício 1(veja post 3), só que agora seu dedo a está fixo na corda fina, ele não levanta daí, você vai tocar desde a corda grossa até a fina mas com o dedo anelar(a) o tempo todo fixo na corda fina. Mas como fazer para tocar a corda fina no compasso 3, se o dedo a está fixo nela? No momento de tocar a nota MI, levante o dedo fixo e continue tocando p i p i , acabou de tocar a nota MI, volte com o dedo a fixo na corda fina, e continue a tocar as notas de cima com o movimento p i p i. Ou seja, vai tocar com a digitação p i p i da corda 6 até a corda 1 e volta até a corda 6, mas com o dedo a fixo na corda 1.
Devo tocar tudo em violão com esse dedo a fixo na corda fina? Não, não há necessidade, depois que você praticar bastante esse exercício, a mão direita passa a funcionar legal! Mas é bom saber que muitos violonistas afamados usam direto esse dedo a fixo, outros usam essa técnica para tocar determinadas músicas, ou passagens. O famoso "Estudo nº 1" ,de Heitor Villa Lobos, é muito tocado assim, com o dedo a fixo durante todo o arpejo! Mas, isso é outro assunto. E não tenha dúvidas de que essa técnica serve perfeitamente para a música popular.
Sua mão direita nunca mais vai dançar! Pratique sempre esse exercício como preliminar para tocar, como um jogador que se aquece antes da partida! Qualquer dúvida, pergunte, eu respondo, suas dúvidas vão servir para muitos outros internautas... e vamos em frente!
E leia tudo, música é uma festa, onde muitas coisas estão acontecendo!
Abraço.
Ivan Siqueira