No post de número 5 eu passei um exercício para violão com dedo fixo na mão direita, para evitar a dança da mão direita.
Agora vou passar um exercício com dedo fixo na mão esquerda, ele tem o fabuloso poder de estabilizar o movimento dos 4 dedos da mão esquerda solando em um quádruplo(um quádruplo são quaisquer 4 casas do violão, da casa 1 até a casa 4 em todas as 6 cordas). É que todo mundo tem a tendência de buscar as casas com movimento da mão, da munheca, e isso não é bom, apenas os 4 dedos devem se mover.
Vou falar de boca como é o exercício, depois apresento ele na pauta, mas se você entender minha explicação “de boca”, é só exercitar. Coloque seu dedo 1 da mão esquerda na casa1 da corda3(fina), ou seja, você está apertando a nota sol# com seu dedo 1. Vai fazer o exercício todo assim, dedo 1 fixo no sol#, não sai daí.
O que você vai tocar? Vai tocar desde a corda1(fina), até a corda 6(grossa) e voltar até a corda1. Seu dedo 1 está fixo, então você vai tocar com os dedos 2, 3 e 4. Comece pela corda fina, tocando 2, 3, 4, sobe pra corda2 e toque com 2,3,4; sobre para a corda 3 e toque 2,3,4(nessa corda tem o dedo 1 fixo, mas essa nota do dedo 1 não é tocada); sobe para a corda4 e toque 2,3,4; sobe para a corda5 e toque 2,3,4; sobe para corda6 e toque 2,3,4, e agora volta pelo mesmo caminho, corda5, corda4, corda3... etc.
O toque é com dois dedos da mão direita(i, m) vá alternando i, m assim:
i,m,i – muda de corda – m,i,m – muda de corda – i,m,i, vai mudando de corda...
VEJA O EXERCÍCIO NA PARTITURA:
PARA QUEM NÃO LÊ PARTITURA
Se você não lê partituras, siga esse esquema abaixo. É o violão visto de cima. Veja o dedo 1 fixo na corda 3, na casa 1. E os dedos 2, 3, 4 vão tocando nas casas 2, 3 4 de cada corda, vão subindo e depois descem pelo mesmo caminho. Na mão direita toque alternando os dedos i, m (indicador e médio):
A eficácia do exercício é manter o dedo 1 da mão esquerda fixo na nota sol#(corda3, casa1). E não posso deixar de avisar também que os dedos 2,3,4 da mão esquerda, cada dedo que entra fica fixo, até o dedo 4 entrar na casa4, no exato momento em que o dedo 4 entra na casa4 o dedo 2 levanta, para recomeçar na corda de cima, a cada corda é assim.
Abraço,
Ivan Siqueira