sexta-feira, 16 de novembro de 2012

23 - Harmonizando uma melodia dada

(Antes de ler esse post faça uma revisão dos posts 8 e 9, facilita entender)

Esse é um exercício bastante interessante, você tem uma melodia e deve harmonizar essa melodia. Você não ouviu nenhuma harmonia previamente feita por alguém, você vai fazer a primeira harmonia para uma nova melodia.  Veja a melodia abaixo:





A música está no tom de DO MAIOR. A melodia é livre para que coloquemos acordes harmonizando-a a nossa vontade. A primeira nota é uma nota sol. Eu poderia fazer um acorde do grau V ou V7, ou seja, um acorde de Sol já que a melodia tem a nota sol, mas eu sei que o acorde de grau I (C ou C7M) também contem a nota sol, o acorde de C é formado pela notas do-mi-sol, e o acorde de C7M é formado pelas notas do-mi-sol-si, então eu resolvi começar a música com o acorde de C, um acorde de TÔNICA(grau I).
A segunda nota é a nota dó. É claro que essa nota faz parte do acorde de C também, eu poderia simplesmente conservar o acorde de C, mas resolvi usar o acorde anti-relativo do acorde de C. O que é um acorde anti-relativo? É um acorde de função secundária que substitui um acorde de função primária(no caso o C). Como eu encontro esse acorde anti-relativo? Ele está sempre no grau VI da escala do tom, como o tom é DO MAIOR, o grau VI é o acorde de Am ou Am7, todos os dois acordes contém a nota dó da melodia, o Am tem as notas la-do-mi e o Am7 tem as notas la-do-mi-sol. Vou usar o Am7. Não pode dar errada a hamonia!
A terceira nota é uma nota fa. Aí, eu já dei uma olhada e vi que faltam 3 notas(que pedem 3 acordes) e aí já pensei se isso não daria um “segundo cadencial”. Um segundo cadencial é uma progressão de 3 acordes dos graus IIm7 – V7 – I. Como a nota a ser harmonizada é a nota fa, posso usar nela o acorde de Dm7, porque esse acorde tem as notas re-fa-la-do, você viu, tem o fa.
A quarta nota a ser harmonizada é a nota si. Eu estou usando um segundo cadencial, e preciso harmonizar com um V7, será que o G7 contém a nota si? Contém sim, as notas do G7 são sol-si-re-fa´, olha o si aí!!! Então, vou de G7.
A quinta e última nota a ser harmonizada é a nota do. Puxa, caiu como uma luva, para fechar meu segundo cadencial com o acorde de C. Assim, a minha harmonização ficou assim: 






Mas vamos supor que as notas originais da melodia fossem ligeiramente diferentes, apenas a quarta e a quinta notas, veja, a melodia agora termina com  duas notas mi:





Mas eu me determinei que desejo aquele segundo cadencial , ou seja, quero terminar minha harmonia usando IIm7 – V7 – I. Bem, ai eu tenho que pensar se no acorde de V7 cabe a nota mi? O acorde de G7 não tem a nota mi, ele tem as notas  sol-si-re-fa, mas se coloco uma nota mi nesse acorde ele vira um G7(13), a nota mi é o 13, e esse acorde é uma perfeita dominante de função V7, posso usar o acorde.
Para terminar a harmonia, usei na quinta nota, o mi, um acorde de C7M, porque esse acorde contem a nota mi, um C7M tem a notas do-mi-sol-si. Assim, minha harmonia ficou dessa forma:





Segui um caminho livre que me diz que posso usar acordes do campo harmônico que contenham as notas da melodia, ou acordes com notas acrescentadas, no caso, a 13 que usei em G7(13).
Vamos aprofundar a tecnica.

Abraço,
Ivan Siqueira