(Primeiramente leia o post anterior, o de número 26)
No post 26 entendemos o que sejam INTERVALOS, vimos os intervalos de SEGUNDA e de TERÇA, aqui vamos entender os intervalos de QUARTA.
O que é um intervalo de QUARTA? É a distância entre duas notas, mas que passam por 4 notas seguidas. Um exemplo: do-fa. É uma QUARTA porque contém do-re-mi-fa.
Mas do-fa# também é uma QUARTA, porque contem também do-re-mi-fa, mas é claro que do-fa é menor do que do-fa#. Isso levaria a idéia de que do-fa seria uma QUARTA MENOR e do-fa# seria uma QUARTA MAIOR, mas não é assim, porque os intervalos de QUARTA não são maiores e menores, não existem essas classificações quando se trata de QUARTAS. Então, como é?
Quando a QUARTA tem 2 tons e meio ela é uma QUARTA JUSTA. Guarde apenas isso. Vamos, então, procurar quartas justas? Veja:
Encontrei essas quartas justas aí acima, do-fa; la-re; mi-la. Mas existem muitas outras, é só procurar! Não se esqueça, tem que ser QUARTA e ter 2 tons e meio!
QUARTA DIMINUTA
Nem toda quarta tem 2 tons e meio, pode ser QUARTA mas ter apenas 2 tons. Nesse caso chamamos de QUARTA DIMINUTA. Exemplos:
do-fab
la-reb
mi-lab
Você viu aquele primeiro exemplo, do-fab, e aí você poderia dizer, mas fa bemol é o mesmo que a nota mi, então seria igual a do-mi. ERRADO! Cuidado, do-mi não é QUARTA, é TERÇA, então seria outra a classificação. O som de do-mi é o mesmo som de do-fab, mas do-mi é TERÇA e do-fab é QUARTA.
QUARTA AUMENTADA
Se a QUARTA for maior do que a QUARTA JUSTA, chamamos de QUARTA AUMENTADA. Já sabemos que a QUARTA JUSTA tem 2 tons e meio; a QUARTA AUMENTADA tem 3 tons. Veja:
do-fa#
la-re#
mi-la#
Abaixo vou mostrar a diferença de tamanho entre quarta justa, quarta diminuta e quarta aumentada.
Abraço,
Ivan Siqueira