quinta-feira, 15 de novembro de 2012

18 - O tom da Carmem Miranda

Uma música pode ser feita em um tom maior ou alternativamente em um tom menor, e pode até passar de um tom maior para um tom menor. Mas se uma música é feita em um tom MAIOR ela não é em tom MENOR, e vice-versa. Ou uma coisa ou outra!
MAIOR e MENOR é uma relação entre as notas de uma escala,  essa relação é o que faz  a tonalidade ser maior ou menor, ou seja, é verdadeiramente uma medida, é o tamanho dos intervalos na escala é o que propicia esses termos MAIOR e MENOR.

Mas aí surge um fato que muitas pessoas pensam que é uma piada, uma brincadeira, mas não é, é um fato verídico. O violonista Dino 7 Cordas acompanhou muito a fenomenal cantora Carmem Miranda, e em um dos ensaios, achando que o tom da  música estava alto, Carmem perguntou ao Dino:
- Dino, em que tom estamos tocando essa música?
E Dino respondeu:
- A música está em DO MAIOR.
E, aí, Carmem, pediu:
- Está muito alto pra mim esse tom, Dino, baixa pra DO MENOR!
Bem, esse fato verídico, contado por Dino, não diminue em nada as excepcionais qualidades de nossa querida cantora Carmem Miranda, mas sabemos todos, os músicos, que uma música em tom maior jamais poderá ser cantada em tom menor. O que Carmem gostaria é que o tom de DO MAIOR baixasse para SI MAIOR , ou LA MAIOR... mas nunca para um tom MENOR.  
Bem, se essas questões já são difíceis para músicos, tem todo o direito a Carmem de ter cometido esse, digamos, deslize!! E esse fato tem muito há ver com os últimos posts do blog.
Abraço,
Ivan Siqueira