(Leia primeiramente os posts de número 29 e 30)
No post anterior eu falei em grau bIII. O que é isso?
Sempre que se bemoliza alguma nota de uma ESCALA MAIOR temos que colocar esse símbolo de bemol(b) no grau da escala correspondente.
Veja abaixo uma escala MAIOR, a escala de LA MAIOR. Sabemos que a tonalidade de LA MAIOR tem 3 #, o fa#, o do# e o sol#. Assim a escala de LA MAIOR apresenta as notas e os graus abaixo:
Agora, vamos transformar uma ESCALA MAIOR em uma ESCALA MENOR MELÓDICA. Basta bemolizar o grau III. O grau III é a nota do#, mas vamos bemolizar essa nota, ou seja, descer 1 semitom, então, virou a nota do, e o grau não é mais o III, passou a bIII.
Agora, vamos transformar essa ESCALA MENOR MELÓDICA em uma ESCALA MENOR HARMÔNICA. Basta bemolizar o grau VI. O grau VI é a nota fa#, bemolizando ela passa a ser a nota fa. Pronto, temos aí uma escala menor harmônica. Observe que ela tem graus bIII e bVI.
Se você deseja transformar a ESCALA MENOR HARMÔNICA em uma ESCALA MENOR NATURAL, basta bemolizar o grau VII. Eu não fiz, mas faça você. Os graus ficarão assim:
I II bIII IV V bVI bVII
RESUMINDO
1) Os graus da ESCALA MAIOR que deu origem a essas escalas menores, são:
I II III IV V VI VII
2) Os graus da escala MENOR MELÓDICA são:
I II bIII IV V VI VII
3) Os graus da escala MENOR HARMÔNICA são:
I II bIII IV V bVI VII
4) Os graus da escala MENOR NATURAL são:
I II bIII IV V bVI bVII
É isso, essa história de bemolizar os graus de uma escala maior.
Abraço,
Ivan Siqueira