sexta-feira, 23 de novembro de 2012

31 - Entendendo os graus bemolizados

(Leia primeiramente os posts de número 29 e 30)

No post anterior eu falei em grau bIII. O que é isso?
Sempre que se bemoliza alguma nota de uma ESCALA MAIOR temos que colocar esse símbolo de bemol(b) no grau da escala correspondente.
Veja abaixo uma escala MAIOR, a escala de LA MAIOR. Sabemos que a tonalidade de LA MAIOR tem 3 #, o fa#, o do# e o sol#. Assim a escala de LA MAIOR apresenta as notas e os graus abaixo:






Agora, vamos transformar uma ESCALA MAIOR em uma ESCALA MENOR MELÓDICA. Basta bemolizar o grau III. O grau III é a nota do#, mas vamos bemolizar essa nota, ou seja, descer 1 semitom, então, virou a nota do, e o grau não é mais o  III, passou a bIII.






Agora, vamos transformar essa ESCALA MENOR MELÓDICA em uma ESCALA MENOR HARMÔNICA. Basta bemolizar o grau VI. O grau VI é a nota fa#, bemolizando ela passa a ser a nota fa. Pronto, temos aí uma escala menor harmônica. Observe que ela tem graus bIII e bVI.






Se você deseja transformar  a ESCALA MENOR HARMÔNICA em uma ESCALA MENOR NATURAL, basta bemolizar o grau VII. Eu não fiz, mas faça você. Os graus ficarão assim:
I    II    bIII    IV    V    bVI    bVII

RESUMINDO
1)      Os graus da ESCALA MAIOR que deu origem a essas escalas menores, são:
               I     II     III     IV    V    VI     VII
2)      Os graus da escala MENOR MELÓDICA são:
I     II      bIII      IV      V      VI      VII
3)       Os graus da escala MENOR HARMÔNICA são:
I     II      bIII      IV      V      bVI     VII
4)      Os graus da escala MENOR NATURAL são:
I     II      bIII      IV      V      bVI     bVII


É isso, essa história de bemolizar os graus de uma escala maior.
Abraço,
Ivan Siqueira