No início de uma partitura encontramos a clave de sol e podemos encontrar vários sustenidos ou vários bemóis. Esses sustenidos ou bemóis é que vão indicar a TONALIDADE PRINCIPAL de uma música. Por que razão eu falo em tonalidade principal e não apenas em tonalidade da música? Porque uma música pode ter várias tonalidades, mas sempre existirá uma tonalidade principal ou inicial.
Veja essa figura abaixo, ela apresenta 4 sustenidos. Se você sabe onde ficam as notas na pauta, saberá que sustenidos são esses. Eles são FA# DO# SOL# e RE#, na ordem em que entraram na pauta. Esses 4 sustenidos indicam que a música está no tom de MI MAIOR, mas pode estar também no tom RELATIVO MENOR. Mas não quero tratar do tom relativo menor, só quero examinar os tons maiores.
Mas quem me disse que o tom acima é MI MAIOR?
É muito fácil de saber. A regra: Veja o último sustenido(o da direita) e aumente meio tom. Bem, o último sustenido é RÉ#, aumentando meio tom encontramos a nota MI. Pronto, acabou de achar o tom da música: MI MAIOR.
A esse conjunto de sustenidos ou bemóis no início da pauta chamamos de ARMADURA DE CLAVE.
Vamos ver outro caso. Veja abaixo, a armadura de clave só apresenta dois sustenidos, o FA# e o DO#. Qual o tom da música?
Vamos usar a regra: o último sustenido é o DO#. Aumente meio tom. Encontramos a nota RE. Então o tom dessa música é RE MAIOR.
Bem, agora vou colocar mais 5 casos e você adivinha o tom.
Você pode estar pensando aí, isso eu aprendi legal, mas não sei reconhecer as notas na pauta, e, assim, tenho dificuldade em saber que sustenido é? Ah! Você precisa ler os posts sobre LEITURA.
A qualquer momento vamos ver armadura de clave com bemóis. A regra é outra! Mas tenho uma boa notícia, é mais fácil!
Abraço,
Ivan