sexta-feira, 2 de novembro de 2012

04 - Iniciando no ritmo

Para tocar qualquer instrumento é preciso que tenhamos alguma intimidade com o ritmo. Mas o ritmo precisa ser conhecido a partir de suas partes, e como tudo na vida, devemos ir conhecendo parte por parte, alguém acha que um médico aprendeu tudo no primero dia?

Pulsação constante -  é batermos nosso pé direito lentamente, mas regularmente, ou seja, entre uma batida e outra tem que haver um mesmo espaço de tempo. 

RITMO - Exercício 1
Quando você bate o pé, em seguida ele levanta para bater de novo. Quando  bater o pé no chão, fale TA, quando o pé levanta fale TA também. Observe que logo a frente os tracinhos perderam as setinhas, sem problemas, continue a seguir os tracinhos com seu olhar batendo o pé e falando TA.







RITMO-Exercicio 2
Na prática vá batendo seu pé e, ao mesmo tempo vá falando a sílaba "TA", uma quando o pé bate e outra quando o pé sobe. Veja abaixo o segundo exercício de ritmo. Em um tracinho o pé bate, no tracinho da frente o pé levanta. A cada tracinho daqueles fale TA, regularmente. Quando encontrar uma linha de ligadura entre dois tracinhos, fale TA - A, ou seja, prolongue o som do A até o segundo tracinho, mas não fale separadamente o TA e o A, fale prolongando o som do TA, assim TA - A. Siga os tracinhos com os olhos. Pratique:


A qualquer  momento voltamos com mais prática de ritmo.
Ivan Siqueira