(Primeiramente leia todos os posts de 13 a 16)
Quando você tem uma partitura musical, ela mostra no início , a armadura de clave, e é exatamente a armadura que vai dizer em que tonalidade(ou tom) a música está. Para cada armadura de clave a música pode estar em um tom MAIOR ou e um tom MENOR, nesse ultimo caso diz-se que é o tom RELATIVO MENOR. A palavra RELATIVO nos faz pensar, RELATIVO a que? RELATIVO MENOR do tom MAIOR. Todo tom MAIOR tem um tom RELATIVO MENOR.
Pergunta-se: Preciso entender de partitura para achar o tom RELATIVO MENOR, quando conheço o tom MAIOR? Resposta: Não. Basta seguir a regra:
PARA ENCONTRAR O TOM RELATIVO MENOR, DESÇA UMA TERÇA MENOR INFERIOR.
Bem, nem sempre alguém sabe o que é uma terça menor inferior, mas fica sabendo num piscar de olhos: Uma TERÇA MENOR INFERIOR significa descer 3 notas, e esse intervalo tem que ter 1 tom + meio.
Exemplos:
a) O tom MAIOR é DO MAIOR, então, o tom RELATIVO MENOR é LA MENOR. Como encontrei isso? Veja:
b) O tom MAIOR é FA MAIOR então o tom RELATIVO MENOR é RE MENOR:
c) O tom maior é LA MAIOR, então o tom RELATIVO MENOR é FA# MENOR:
d) O tom MAIOR é LAb MAIOR. Será que isso é mais difícil, só porque o tom maior tem bemol? Que nada, siga a regra, desce 1 tom + meio, então o RELATIVO MENOR é SOL MENOR:
Sim, mas estamos com um dilema, para cada amadura de clave o tom pode ser um tom MAIOR ou o tom RELATIVO MENOR, mas como definir qual dos dois é o tom da música? Vamos tratar disto em outro post.
Abraço,
Ivan Siqueira