Existem dois exercícios no violão super potentes! Todos dois são em cordas soltas, ou seja, você não utiliza a mão esquerda.
O violão de 6 cordas apresenta as seguintes notas soltas:
O primeiro exercício que um violonista precisa praticar é usando 2 dedos da mão direita, o polegar(p) e o indicador(i), você toca 4 notas sempre alternando p i p i | p i p i .... sempre assim. O dedo polegar toca de cima para baixo, mas o dedo indicador toca de baixo para cima. Os dois dedos tocando formam uma cruz vista de cima. Esse exercício coloca o violonista com total intimidade com as cordas, e mais a frente vai permitir muita velocidade!
Para praticar basta tocar cada corda solta 4 vezes com p i p i, veja:
Repita o exercício quantas vezes desejar, mas toque lentamente, sentindo se as notas tocam homogeneamente, só depois passe a aumentar a velocidade. Mas, só aumente um pouco a velocidade, depois de fazer corretamente com a velocidade anterior, não aumente no mesmo dia mais do que uma vez a velocidade, ou seja, pratique em uma velocidade cômoda, e mais tarde aumente um pouco a velocidade.
VIOLÃO DE 6 - Exercício 2
Este exercício é exatamente como o Exercício 1 acima, a diferença única é que você deve tocar apenas com o dedo polegar(p), toca p p p p e muda de corda, toca p p p p, e muda.... Ele vai preparar você para o trabalho de baixarias. Mas, variações dele virão em outros exercícios.
Volto a qualquer momento com mais técnica de violão. Tendo alguma dúvida acima, envie comentário, eu respondo.
Ivan Siqueira