sexta-feira, 16 de novembro de 2012

22 - Vem aí, cadências!

Quando eu ouvi falar em cadências, pela primeira vez na vida, não me lembro quando, era algo como cadência do samba! Aliás, acho até que isso é nome de um samba que tocava em um documentário sobre futebol, que havia no cinema e que passava antes do filme principal. Não tenho certeza se o nome da composição era "Cadência do Samba", mas o fato é que cadência era uma palavra relacionada a ritmo. Mas em se tratando de estudos de harmonia, cadência é outra coisa, são caminhos que a harmonia pode tomar, e isso, é uma coisa fantástica para um harmonizador, ele harmoniza com base em cadências, ele escolhe um caminho(uma cadência) e vai fundo!

Bem, estou apenas dizendo que o próximo assunto que vou tratar aqui nesse blog é esse, ainda hoje! Vou desnudar as cadências, e , inclusive as cadências de jazz, que podem ser usadas em choros, sambas, e muitos outros ritmos. João Bosco já usou cadências de jazz em suas músicas. Em “Bala com Bala”, por exemplo:















Veja, a partir de "Eu esqueço..." João usou a cadência de jazz, acordes de dominante de dominante. A harmonia é conhecida de todos, e está aí na internet para quem desejar pegar, não é isso nosso blog, é de onde vem essas coisas? Como posso fazer isso com minhas músicas? Posso usar isso em um chorinho? Que melodia permite usar cadências de jazz? Todas?  Tá brincando? Vem aí!

Abraço,
Ivan  Siqueira